Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

17
Out21

E que tal uma viagem ao Espaço?

e que tal uma viagem ao espaço.jpg

Fotografia: NASA blog/Blue Origin

Quando comecei a escrever esta crónica, era então quarta-feira, dia 13 de Outubro, a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos lançava a segunda viagem ao espaço com o criador do Star Trek a bordo.

Naquele dia, antes do lançamento, ouvi muitos jornalistas, cientistas, especialistas falarem sobre o pouco treino que estes três “turistas” haviam feito: apenas dois dias. Ouvi tudo o que podia ter corrido mal, uma falha no motor, uma aterragem desastrosa, mas, no fim, tudo correu tranquilamente. Por sorte ou intervenção divina, os “tripulantes” chagaram sãos e salvos e contaram a sua experiência que, como confesso agora perante o leitor, me comoveu profundamente.

 

Esta semana, por acaso ou coincidência, vi o filme Proxima de Alice Winocour com Eva Green como protagonista. O filme mostra a rigorosa preparação de três astronautas dos quais Eva Green faz parte, sendo a única mulher, e a sua ambivalência de deixar a filha para trás. “Imaginem que estão sentados em cima de uma carga de explosivos: é assim viajar num foguetão”. Além de denunciar a desigualdade de género nas expedições espaciais, o filme mostra bem a exigência física, mental e emocional da preparação para “ver o pôr-do-sol dezasseis vezes num dia”. O leitor pode, assim, compreender as minhas dúvidas e perplexidade quanto à viagem da Blue Origin.

 

Mas o que é, afinal, este desejo maior de conhecer o que está além? Este impulso que levou os Portugueses a cruzar oceanos e estreitos, os Russos a enviar uma cadela para o espaço e os Americanos a pisar a Lua? Talvez seja o desejo de não estarmos sozinhos, a esperança de uma outra civilização, mas, sobretudo, a ânsia de continuar a sonhar.

 

 

 

VER NO SOFÁ

Como o tema Espaço está tão presente esta semana, deixo alguns dos meus filmes preferidos sobre o tema. Além do que já referi e do incrivelmente rigoroso Interstelar, um filme que pareceu ter passado ao lado do circuito dos prémios foi First Man, a incrível e comovente história de Neil Armstrong (Ryan Gosling) e a sua mulher (Claire Foy). Além desse filme e, não se focando tanto no tema Espaço quanto nos nossos Visitantes, o filme Arrival com Amy Adams conta uma história bonita e arrepiante sobre a estadia de OVNIS na Terra.

 

OUVIR COM CALMA

Sempre fascinante e esclarecedor, Carlos Fiolhais, um dos maiores físicos portugueses, deu inúmeras entrevistas, mas recomendo particularmente o episódio #100 do podcast 45 Graus.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub