Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

02
Jun20

JD, agente secreta

JD a agente secreta.jpg

Era pequena, devia ter uns cinco ou sete anos, a pessoa mais incrível da história da televisão, a minha heroína era a protagonista de uma série animada chamada JD. Joana Dias ou nome de código "JD" trabalhava nos serviços secretos britânicos, resolvendo casos ao mais alto nível. 

Contrariamente a muitas personagens da época - entenda-se no mundo da Disney - JD não tinha nenhum príncipe ou parelha. Surpreendentemente, resolvia os casos recorrendo a gadgets gravados com o seu monograma: um espelho que permitia ver até 10 metros de distância, um batôm que disparava potentes tranquilizadores que aniquilavam o inimigo em 2 segundos e, claro, a sua aptidão imbatível nas artes marciais.

Em cada episódio, JD parecia ser a única capaz de resolver os mistérios mais obscuros. A cada episódio os desafios tornavam-se maiores especialmente com a pressão dos pais para que JD casasse. Inamovível, JD recusava o mundo luxuoso dos pais, preferindo passear no seu carro vermelho.

É curioso pensar como uma série animada italiana dos anos 90 pode causar tanto impacto na vida de uma pessoa. Em tantos episódios da minha vida dei comigo a pensar na confiança impassível de JD, na sua crença inabalável na resolução do caso.

Por estes dias, pergunto-me o que acharia JD do estado do mundo. Pergunto-me como resolveria este mistério da falta de empatia, de compaixão e aceitação no mundo. Que golpes inferiria para combater o racismo, a xenofobia, o sexismo, a ignorância? 

Na minha arte marcial preferida, o Tai chi, aprendemos a usar a força do adversário na nossa defesa e contra-ataque. Em tempos pandémicos, o melhor será escrever, dar voz à empatia, à compaixão, à diversidade. 

2 comentários

  • Obrigada pelo comentário! Pois foi através do vosso blog que encontrei o nome completo deste desenho animado tão querido da minha infância. Viva os anos 90!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Sigam-me

    Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2021
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2020
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub