Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

30
Set20

Kit de Sobrevivência II - George Addair

KS II George Addair.png

Sim, 2020 revelou-se um ano mais difícil do que muitos de nós esperava. Um milhão de pessoas perdeu a vida por causa de um vírus, um inimigo invisível. Milhões de pessoas ficaram sem emprego ou têm um trabalho tão precário que é mesmo só isso - trabalho. E nem vamos falar nos conflitos familiares, na violência doméstica, no abandono de animais, na desflorestação, na tensão política.

O meu desejo para 2020, aquele das doze badaladas, foi que a vida me trouxesse uma mudança profunda, que tudo o que conheço fosse abalado, que todos os meus valores fossem desafiados e que eu tivesse a coragem de enfrentar o meu maior medo: falhar.

Mas então, veio a pandemia e depois o confinamento, as distâncias sociais, a solidão, o desespero. Vi-me forçada a olhar para mim própria, para o mais fundo de mim, reconhecer-me como já não fazia desde os tempos da adolescência em que passava horas a ler e a pensar sobre o mundo. De repente, assim sozinha, vi-me obrigada a olhar bem para mim, ver o que gosto mais e o que não gosto tanto, a reconhecer que talvez tenha falhado aqui ou ali no meu caminho, porventura poderia ter ligado àquela amiga mais vezes, devia ter aparecido mais nos jantares de aniversário e sobretudo não devia ser tão exigente nem comigo nem com os outros. A vida é para ser vivida do lado do prazer, escreveu Freud (que também poderia ter sido o kit de sobrevivência de hoje). Mas sabem o que aprendi? Talvez falhar não seja assim tão perigoso, talvez seja mesmo necessário. Pois aqui me encontro a escrever, a enfrentar o meu maior MAIOR medo: falhar quando toda a gente está ver.

Por isso, alguns textos sairão melhor, outros nem tanto…alguns as pessoas gostarão mais do que outros, a vida é mesmo assim. Não me arrependo nem por um segundo, porque agora eu sei que do outro lado do meu medo está um mundo inteiro de possibilidades.

2 comentários

  • Obrigada!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Sigam-me

    Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2021
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2020
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub