Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

18
Nov20

Kit de Sobrevivência IX - John Lewis

KS IX John Lewis.png

Uma vez, quando andava no terceiro ano, vi-me envolvida no meio de um conflito simplesmente porque me recusei a tomar partido entre duas colegas da minha turma.


Como disse, nunca fui de conflitos, não me comprometi com nenhum dos lados e assim vi crianças, pessoas, de ambos os lados virarem-se contra mim. Eram 30 alunos na minha turma, contei os que estavam contra mim, eram 16. “Mais de metade”, pensei.

Este episódio marcou a minha vida porque, quando chegou aos ouvidos do meu Avô, ele simplesmente encolheu os ombros, e disse: “durante a minha vida, tive muita gente contra mim. Mas também tive um grupo a meu favor”.

Quando ocorreu o tiroteio em Christchurch, na Nova Zelândia, a Primeira-Ministra Jacinda Arden, disse o seguinte sobre o terrorista: “Ele procurava muitas coisas através das suas ações, umas das quais notoriedade, e é por isso que nunca me ouvirão mencionar o seu nome”.

Ao ouvir estas palavras, senti um enorme poder, o poder de controlar como reagimos ao que nos acontece.

Sim, eram mais de metade, mas eu sempre fui uma pacifista, uma ativista e toda a minha vida lutei pela cidadania ativa através de organizações independentes, associações de estudantes, voluntariado. Mesmo quando me encontrava em situação de fragilidade procurei ajudar outros.

E é por isso que, n’O espaço das pequenas coisas, nunca lerão o nome de um fascista que, segundo consta, foi eleito para o Parlamento Português. Um bully que, tal como Trump, usa táticas de populismo e mentira, para alcançar os seus objetivos. Também não lerão sobre as jogadas que faz ou a quem se alia. A democracia não é adquirida, é preciso lutar por ela todos os dias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub