Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

13
Jan21

Kit de Sobrevivência XV - Séneca

KS XV Seneca.png

Confinamento II

 

Tal como esperado, voltamos a confinar. O Natal foi, para mim, assunto tão penoso que nem consegui abordar aqui neste espaço das pequenas coisas. Talvez porque, olhando agora com a distância devida, o Natal é mesmo uma grande coisa, um daqueles grandes momentos: de união, paz e harmonia.

 

Na minha família somos tantos que temos de celebrar em vários dias e há ainda as festividades entre a família nuclear, primos e a “nova” família. Mas não neste ano. Neste ano, festejámos em núcleo, em tal proximidade que permitiu realmente viver o espírito do Natal: família. Nem por isso deixámos de celebrar, com receitas novas, mesas requintadas e até novas tradições. Por isso, o Natal acabou por se revelar um dia bonito e íntimo.

 

Mas não conheci o meu novo priminho, não abracei os meus Tios e primos, não brinquei com a minha afilhada nem os meus primos pequenos, não os vi a antecipar a chegada do Pai Natal barrigudo e confuso com os presentes a abarrotar e a precisar de ajudantes. Mesmo a escrever estas palavras, as lágrimas insistem em querer deixar os meus olhos. Recomponho-me porque é importante o que quero dizer. Importante para mim, para o mundo quero lá saber.

 

Perdi estes momentos todos, ganhei novas tradições, mas muita gente, pessoas que não conheço, amigos de amigos de amigos, decidiram passar o Natal como se nada se passasse. O nosso próprio Presidente da República disse em entrevista que ia fazer 3 Natais como se fosse “antigamente” (i.e., pré-covid). E agora, como os jornalistas adoram dizer, “calhou-nos a fava”. É que eu detesto mesmo bolo-rei.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub