Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

10
Mar21

Kit de Sobrevivência XXIII - Meghan, The Duchess of Sussex

KS XXIII Meghan.png

No dia 8 de Março celebramos o Dia da Mulher. A UN Women define a necessidade de celebrar este dia pelas seguintes razões:

1) Celebrar e refletir no progresso conseguido nos direitos das mulheres;
2) Um dia para exigir o fim da desigualdade de género.


A desigualdade de género é visível em todos os campos da nossa vida, enquanto mulheres: no trabalho, no acesso à igualdade salarial e à progressão da carreira; em casa, na distribuição do trabalho não-pago, i.e., tarefas domésticas, cuidado dos filhos; na educação dos filhos, no acompanhamento a consultas, na própria educação.


Algum progresso tem sido conseguido desde o tempo da minha Avó, mas a minha Avó já era a única mulher que usava calças na sua vila, não estudou porque gostava mais da vida social, pintava o cabelo de loiro e fumava o que era um escândalo numa pequena vila do Centro de Portugal.


A minha Mãe participou em movimentos estudantis na altura do 25 de Abril, fez dois cursos (num deles já estava grávida de mim), continua a estudar e trabalhar até hoje e é a pessoa mais independente que conheço.


No entanto, não é suficiente. Há ainda, em Portugal e no mundo, meninas e adolescentes, que querem estudar e não podem por motivos familiares ou financeiros, pela religião ou cultura, pela guerra ou desastres naturais, pela fome e pobreza. Isto é inaceitável. Tudo isto é inaceitável.


No mesmo dia, estreou a aguardada entrevista de Oprah aos Duques de Sussex. Ao ouvir Meghan, Duquesa de Sussex descrever o racismo e abuso que viveu senti-me zangada, chocada, triste e incrédula. Ninguém devia sofrer em silêncio.


Por isso, o meu desejo para este dia da mulher é que nos aceitemos por quem somos e não pelo que fazemos, que tenhamos a coragem de usar a nossa voz e criar oportunidades para as que vierem a seguir.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub