Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

31
Dez21

O melhor de 2021

O melhor de 2021.png

Num ano marcado por uma crise sanitária, económica e social, por vezes pode tornar-se difícil encontrar momentos bons. É por isso que gosto de olhar para as pequenas coisas, mas hoje trazemos algumas grandes.

 

1. Profissionais de Saúde

Neste ano em particular, o mais importante foram as equipas de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, técnicos de imagem, trabalhadores de limpeza hospitalar, colaboradores de secretariado, seguranças e voluntários e, por isso, quero agradecer a todos os profissionais de saúde por mais um ano, com grande esforço e espírito de resiliência persistirem na luta contra a covid-19, mas também nas consultas e cirurgias programadas, nas urgências, nos cuidados continuados, nos cuidados paliativos, nos cuidados primários. São os heróis não só do ano, mas de sempre. Muito obrigada.

 

2. Vacinação

Foi naquele mês quente de Outubro que Portugal atingiu a meta de 85% da vacinação completa (duas doses). Na altura, já se sabia que a imunidade de grupo era uma miragem, uma fábula contada noutros tempos, uma ideologia morta pela ciência. Ainda assim, foi importante atingir esta meta, a par da vacinação contra a gripe. Atualmente a vacinação contra a covid está disponível para crianças a partir dos 5 anos e a terceira dose para a população idosa, profissionais de saúde e de estruturas sociais da terceira idade.

 

3. Tomada de posse de Joe Biden como Presidente dos EUA e Kamala Harris como Vice-Presidente dos EUA

Já passou quase um ano e, para os mais esquecidos, por esta altura, em 2021, pairava no ar a dúvida de Trump, por meios legais ou pela força bruta, permanecer como Presidente dos EUA. Naquele triste dia de 6 de Janeiro de 2021, quando Trump cometeu o crime de incentivo ao ódio e ao terrorismo doméstico, a democracia norte-americana parecia, de facto, ameaçada. Felizmente Joe Biden tomou posse a 20 de Janeiro 2021 sob o olhar atento da sua esposa, Dr. Jill Biden.

 

4. Exploração espacial

Desde a entrada da sonda dos Emirados Árabes Unidos Hope na órbita de Marte a 9 de Fevereiro de 2021, à aterragem do robô da NASA Perseverance em solo marciano, ao robô chinês Zhurong pousar em Marte a 15 de maio de 2021, a verdade é que 2021 foi um ano excelente para a exploração espacial. Para os amantes e curiosos, a qualidade de imagens conseguidas podem ser vistas aqui.     

 

5. Simone Biles abandona as provas de ginástica artística dos Jogos Olímpicos

A ginasta norte-americana dá um passo fundamental para a mudança de paradigma da saúde mental. No desporto, muito se fala na preparação física, vários atletas abandonam competições e jogos mais ou menos importantes por lesões físicas, mas esta é a primeira vez que, durante a minha vida, vi alguém tão icónico invocar a saúde mental. Um sinal importante para o desporto e para o mundo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub