Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

14
Nov21

Quem muda, Deus ajuda

quem muda Deus ajuda.jpeg

A minha Mãe, que é uma enorme fonte de sabedoria, sempre nos disse “quem muda, Deus ajuda”. Não sei como adquiriu todo este conhecimento e intuição, certamente dispensou muitas horas a refletir sobre o que a rodeava.

 

Nas últimas semanas, com todos os eventos políticos, sociais, sanitários e económicos que temos vivido, senti-me a entrar numa espiral de catastrofização e medo do futuro. Há quem chame a isso ansiedade, há quem o veja como uma forma de sobrevivência. Em todo o caso senti que precisava de me afastar.

 

Por sorte, uma das minhas grandes amigas vive noutra cidade e pude visitá-la durante uns dias. Refleti muito durante esses dias, parece-me que ao sair da minha rotina deu-me uma perspetiva mais clara sobre mim e sobre o mundo. E, naturalmente, voltei às pequenas coisas e a sua importância. Gestos simples, como quando algum amigo me envia uma mensagem a perguntar como estou são tão grandes para mim e podem ser insignificantes para outra pessoa. Da mesma forma, coisas que negligencio podem ser muito importantes para outros. Cada um tem a sua perspetiva, a sua forma própria de viver, o seu modus operandi. No fundo, a maioria de nós dá o seu melhor.

 

Também me apercebi de que “o jardim do vizinho parece sempre melhor”. E frequentemente é atingido pelas mesmas pragas, o mesmo Sol, o mesmo granizo, a mesma chuva. Tudo depende da importância que damos a nós mesmos, às nossas pequenas coisas que dão significado ao nosso dia.

 

 

LER DEVAGAR

Por falar em quotidiano, que delícia tem sido ler Amor e desejo na vida conjugal  (Editorial Presença) de Esther Perel. A autora, psicoterapeuta e educadora, põe a nu as relações conjugais, a intimidade, a sexualidade.

 

 

OUVIR COM CALMA

Durante alguns meses o ex-Governo Sombra era repetitivo e cansativo, mas com a mudança para SIC e a batalha legal, o programa com Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares parece ter ganho novo fôlego e tem-me acompanhado em formato podcast.

E, por falar em reflexões, não podia deixar de mencionar o podcast Philosophize This! com uma vastidão de temas, desde a Filosofia clássica a autores mais controversos. Um programa provocador e interessante.

2 comentários

  • Obrigada pelo seu comentário. Será assim tão simples? Boa semana!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Sigam-me

    Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2021
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2020
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub