Quem muda, Deus ajuda
A minha Mãe, que é uma enorme fonte de sabedoria, sempre nos disse “quem muda, Deus ajuda”. Não sei como adquiriu todo este conhecimento e intuição, certamente dispensou muitas horas a refletir sobre o que a rodeava.
Nas últimas semanas, com todos os eventos políticos, sociais, sanitários e económicos que temos vivido, senti-me a entrar numa espiral de catastrofização e medo do futuro. Há quem chame a isso ansiedade, há quem o veja como uma forma de sobrevivência. Em todo o caso senti que precisava de me afastar.
Por sorte, uma das minhas grandes amigas vive noutra cidade e pude visitá-la durante uns dias. Refleti muito durante esses dias, parece-me que ao sair da minha rotina deu-me uma perspetiva mais clara sobre mim e sobre o mundo. E, naturalmente, voltei às pequenas coisas e a sua importância. Gestos simples, como quando algum amigo me envia uma mensagem a perguntar como estou são tão grandes para mim e podem ser insignificantes para outra pessoa. Da mesma forma, coisas que negligencio podem ser muito importantes para outros. Cada um tem a sua perspetiva, a sua forma própria de viver, o seu modus operandi. No fundo, a maioria de nós dá o seu melhor.
Também me apercebi de que “o jardim do vizinho parece sempre melhor”. E frequentemente é atingido pelas mesmas pragas, o mesmo Sol, o mesmo granizo, a mesma chuva. Tudo depende da importância que damos a nós mesmos, às nossas pequenas coisas que dão significado ao nosso dia.
LER DEVAGAR
Por falar em quotidiano, que delícia tem sido ler Amor e desejo na vida conjugal (Editorial Presença) de Esther Perel. A autora, psicoterapeuta e educadora, põe a nu as relações conjugais, a intimidade, a sexualidade.
OUVIR COM CALMA
Durante alguns meses o ex-Governo Sombra era repetitivo e cansativo, mas com a mudança para SIC e a batalha legal, o programa com Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares parece ter ganho novo fôlego e tem-me acompanhado em formato podcast.
E, por falar em reflexões, não podia deixar de mencionar o podcast Philosophize This! com uma vastidão de temas, desde a Filosofia clássica a autores mais controversos. Um programa provocador e interessante.