Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O espaço das pequenas coisas

O espaço das pequenas coisas

08
Nov20

We did it, Joe

Vídeo original: Conta pessoal de Instagram de @KamalaHarris

 

Depois de dias de contagem de votos, vantagem inicial para Trump na Flórida (estado quase sempre preditor do vencedor das eleições), uma viragem histórica na Geórgia graças a Stacey Abrams que ajudou a registar centenas de pessoas para votarem pela primeira vez nas suas vidas, e, finalmente, à cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, que fechou a votação em Joe Biden e a sua Vice-Presidente Kamala Harris.

 

Muitos foram os momentos emocionantes vividos nos últimos dias, desde as madrugadas entre a CNN e BBC International, a Sic Notícias e a RTP3 até aos updates constantes do New York Times, The Guardian, Expresso e Público. Nunca deixa de me surpreender o trabalho notável do jornalismo sério e corajoso de pessoas como Anderson Cooper, Van Jones, Ana Lourenço, Luís Costa Ribas, Márcia Rodrigues, José Rodrigues dos Santos, Ricardo Costa, Martim Silva, José Cardoso, Miguel Cadete e um agradecimento especial a Rui Tavares e Ricardo Araújo Pereira, como sempre inspiradores com as suas crónicas sagazes.

 

Às 16h43 de Sábado, 7 de novembro de 2020, soubemos que Joe Biden será o próximo Presidente dos EUA e Kamala Harris Vice-Presidente. É um momento histórico porque permite reparar um país profundamente dividido, é o homem certo na hora certa. Ao longo da sua carreira política, Joe Biden, ficou conhecido por facilitar acordos entre Democratas e Republicanos, é natural que o faça enquanto Presidente. Alguns dos desafios imediatos são o descontrolo total da pandemia, o racismo, a violência policial, o sistema de saúde, reintegrar a ONU e o Acordo de Paris, entre outros. De futuro, deverá reparar as relações com a Europa e rever a política externa, impor regras apertadas ao acesso às armas, implementar programas de fiscalização às empresas de Silicon Valley.

 

Como este é, afinal, o espaço das pequenas coisas, partilho o momento mais significativo para mim: a eleição de uma mulher, negra e indiana, para o cargo de Vice-Presidente dos EUA. Uma mulher madura, inteligente, afável, enérgica e inspiradora. Num vídeo partilhado nas redes sociais, a nova VP aparece em roupa de ginástica, ao telefone com o novo Presidente e diz-lhe “Conseguimos, Joe!”. Nem no dia da vitória deixou de treinar porque, como disse em “entrevista” ao Presidente Barack Obama, treinar é o seu segredo para lidar com a ansiedade do dia-a-dia. Bem-haja.


Hoje é um bom dia para o mundo, de repente há menos ruído e conseguimos ouvir-nos uns aos outros, a Natureza, a música e a nós mesmos. Os próximos 4 anos prometem.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub